O café é um produzido em diversos países, tais como Brasil, Colômbia, Vietnã, dentre outros, e é negociado fortemente no mercado internacional, com seus preços sendo determinados nos mercados das economias desenolvidas, que são geralmnente grandes consumidoras do grãos, assim como os Estados Unidos.
O aspecto de o produtor não determinar diretamente o preço do café é o que na Economia usualmente denominamos por comportamento price-taking, isto é, o produtor é tomador de preços. Ele não negocia os preços no mercado internacional, ele apenas os aceita. Há diferentes razões para esse comportamento de price-taking, dois deles sendo os mais relevantes: o café produzido por diferentes fazendas é um bem razoavelmente homogêneo, ou seja, há uma produção massiva de um bem relativamente semelhante entre diferentes produtores; num segundo momento, não há produtor de café, cuja produção total seja capaz de alterar a disponibilidade do grão de maneira significativa a ponto de alterar os movimentos dos preços do café.
Considerando esse comportamento de tomador de preço então, o cafeicultor brasileiro tem que a determinação do seu preço depende da cotação em dólar do café mais o câmbio, como você pode visualizar na seguinte fórmula:
Preço do café em real aprox. Preço do café em dólar * Câmbio R$/US$
Dessa forma, quanto maior o preço do café em dólar e quanto mais depreciado é o câmbio do real frente ao dólar, maior será o preço do café. Fatores de oferta e demanda que impactam a produção e consumo do café afetaram a cotação do café em dólar. Ao mesmo tempo, fatores relacioanados ao café e à economia mais amplamente que afetam o câmbio do real frente ao dólar também afetaram o preço do café. Assim, por exemplo, um câmbio mais valorizado para o real frente ao dólar não é uma coisa necessariamente interessante para o cafeicultor - ainda que os preços dos insumos importados pelo cafeicultor tenham uma redução dos seus custos em reais.
Telefone: +55 11 9 8946 9250 (somente WhatsApp)
Email: alanleal@valorcafe.net.br
Valor Café: Encontrando o Valor Futuro do Café
(C) Alan Leal 2025. Todos os diretos reservados.